E- Portefólio dos alunos Filipe,João e António da turma H do 12º ano da escola secundária de Fafe.

terça-feira

Aula de campo Geologia 11 Março

Zonas de vertente


As zonas de vertente são locais de desnível da topografia terrestre, que podem ter um declive mais ou menos acentuado, encontrando-se muito expostas à acção intensa e rápida dos fenómenos erosivos. Devido às suas características, é frequente ocorrer nestas zonas movimentos descendentes de materiais do solo ou de materiais rochosos.

Lucy


Lucy é um fóssil de 3,2 milhões de anos descoberto em 1974 pelo professor Donald Johanson e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar (Etiópia) quando uma equipa de arqueólogos fazia escavações. Chama-se Lucy por causa da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" da banda britânica 'The Beatles', e por terem definido-a como uma fêmea.Em 1924, na África do Sul, o pesquisador australiano Raymond Dart descobriu um crânio com tamanho intermediário entre o dos humanos e o dos chimpanzés. Ele denominou a nova espécie de Australopithecus, que significa "macaco do sul".

A evolução humana


Varios estudos indicam a linha provavel de evolução de Hominídios, enfatizando o parentesco biológico molecular entre os humanos e os primatas. Mostram por exemplo que, do ponto de vista genético, o homem e chimpanzé são 99% idênticos.

Cientistas de todo mundo continuam a buscar informações a cerca da origens e da evolução do homem. A procura do ``elo perdido``- o tão procurado espécime que dividiria características de primatas e de humanos - envolve grande números de pesquizadores. Ao mesmo tempo, a ciêcia tem apontado para vários ``elos perdidos``, uma ves que cada hominídios que for descoberto com idade aproximada de 4,4 milhões de anos pode ser reconhecido como novo ``elo`` na cadeia de evolução.

Em sua longa hitória evolutiva, o ser humano adaptou-se no meio ambiente e assim garantiu e ampliou sua subsistência, desenvolveu e foi capaz de produzir recursos materiais capazes de aperfeisoar seu estilo de vida. A maior parte dessas conquistas ocorreu na pre-história. O termo ``pre-história`` é uma convenção e so utilizamos porque essa nomenclatura, e a periodização sobre a qual ela se assenta é um elemento facilitador e organisador dos estudos históricos.

Ao deixar à margem da história a quase totalidade da experiência humana, essa periodização assume uma conotação negativa. As sociedades ``pre históricas ou primitivas muitas vezes são caracterizadas de maneiras igualmente negativas, a partir do critério da falta: sociedade sem Estado, sem escrita sem história, sem tecnologiae e, no plano econômico, sociedadde de economia de subsistê^ncia, sem produção de exedentes e, portanto sem mercado. Analizar essas sociedades sobre o prisma da carência significa analisá-las sob o ponto de vista da cultura do grupo a que pertence o analista, ou seja, impõe-se a própria cultura como padrão de análise e medida para as demais culturas. portanto, trata-se de uma análise preconceituosa, tendenciosa, feita de ``fora para dentro``.

A pré-história pode ser dividida em três períodos: o paleolítico ou período da pedra lascada, que se estende por mais de 2,5 milhões de anos; o neolítico ou período da pedra polida, que teve início a mais 20 mil anos; e a idade dos metais, por volta de 6000 anos a.C.
J.F.
F.A.
A.M.

Os glaciares


Os glaciares podem apresentar extensão de vários quilômetros e espessura que pode também alcançar a faixa dos quilômetros. A neve que restou de uma estação glacial dá-se o nome de nevado (usa-se também o termo alemão Firn e o francês nevé). O nevado é uma etapa intermediária da passagem da neve para o gelo. À medida que se acumulam as camadas anuais sucessivas, o nevado profundo é compactado, recongelando-se os grânulos num corpo único.


O gelo dos glaciares é o maior reservatório de água doce sobre a Terra, e perde em volume total de água apenas para os oceanos. Os glaciares cobrem uma vasta área das zonas polares mas ficam restritas às montanhas mais altas nos trópicos. Em outros locais do sistema solar, as grandes calotas polares de Marte rivalizam-se com as da Terra.


Dentre as características geológicas criadas pelas glaciares estão as morenas, ou moreias terminais ou frontais, mediais, de fundo e as laterais, que são cristas ou depósitos de fragmentos de rocha transportados pelo glaciar; os vales em forma de U e circos em suas cabeceiras, e a franja da geleira, que é a área onde o glaciar recentemente derreteu.
J.F.
F.A.
A.M.