E- Portefólio dos alunos Filipe,João e António da turma H do 12º ano da escola secundária de Fafe.

segunda-feira

Discordância Angular



Por vezes existem estratos dobrados por baixo duma superfície de discordância. Es­tes estratos poderão ser cobertos por ca­madas horizontais que foram depositadas depois da dobra ter ocorrido.

Esta série de acontecimentos inicia-se com o depósito das camadas inferiores numa zona imersa, regra geral, seguido de dobra, posteriormente ocorre emersão e erosão e por último tem lugar nova imer­são e deposição das camadas horizontais mais jovens



J.F.

F.A.

A.M.

Principio da idade paleontologica



A atribuição de uma idade relativa a um estrato (ou a um conjunto de estratos) e a comparação de ambientes de sedimentação só se tornou possível a partir do século XIX, quando William Smith enunciou o princípio da identidade paleontológica, onde mencionava “se os estratos possuírem os mesmos fósseis, então formaram-se mais ou menos ao mesmo tempo e em áreas com ambientes semelhantes”.

É com base neste princípio que se procura estudar aprofundada mente a história da Terra.



J.F.

F.A.

A.M.

Principio da Continuidade


Princípio da continui­dade estabelece que as camadas que em séries idênticas se correspondem são a continuação umas das outras e, consequentemente, da mesma idade.

Os estratos que se correspondem em cada uma das séries são da mesma idade.

Como podemos ver na figura estrato 3 da série A é da mesma idade do estrato 3 da série B e assim sucessivamente.

J.F.

F.A.

A.M.

Principio da sobeposiçao de estratos


Segundo este princípio, os sedimentos mais antigos tem que ficar por baixo dos mais recentes. Assim, numa série normal, qualquer camada é mais moderna do que a que lhe serve de base e mais antiga do que a que lhe fica por cima. Este princípio não se aplica a camadas que estejam deformadas ou invertidas, pois essa deformação deu-se posteriormente à sua formação.

Existem algumas excepções a este princípio. As rochas sedimentares podem sofrer processos de erosão, dobramento e intrusão, que não vão respeitar este princípio.



J.F.

F.A.

A.M.

Fosseis

São restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros e pegada.

A totalidade dos fósseis e sua colocação nas formações rochosas e camadas sedimentares é conhecido como registro fóssil. A palavra "fóssil" deriva do termo latino "fossilis" que significa "ser desenterrado". A ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia. A fossilização raramente ocorre porque a matéria orgânica dos seres vivos tende a ser rapidamente decomposta. Logo, para que um organismo seja fossilizado, os restos devem ser cobertos por sedimentos o mais rápido possível.

J.F.